sábado, 21 de janeiro de 2012

Farol da Cidade de Olinda

























Poucas cidades apresentam tantos monumentos históricos espalhados por toda a cidade como Olinda, no entanto a visão mais privilegiada de Olinda não é para todos.
O farol da cidade, localizado a 65 metros acima do nível do mar, dentro do perímetro de tombamento, não está disponível para visitação pública por falta de estrutura.
Ao contrário do que vem ocorrendo em outras cidades - onde os faróis estão sendo explorado como pontos turísticos - o farol de Olinda só é aberto aos domingos e o elevador não funciona, quem quiser ver uma paisagem de 360 graus da cidade, tem que enfrentar mais de 300 degraus
Um símbolo de Olinda e ícone histórico do estado vive sob o ostracismo e esquecido do ponto de vista turístico.
Encravado na encosta do bairro do Amaro Branco, parte menos badalada do Sítio Histórico da cidade, o Farol de Olinda, prestes a completar 71 anos, está de portas fechadas para visitação de turistas.
Não existe um projeto, para a melhoria do acesso ao monumento como aconteceu com a Ladeira da Sé, que recebeu investimentos para a construção do elevador panorâmico com vista de 360 graus da orla.
O Farol de Olinda alem de ser um dos principais pontos turísticos com 42 metros de altura e famoso pelas "listras em zebra" (preto e branco, para ajudar na visualização para a tripulação em alto-mar), esta torre permanece em atividade mesmo em tempos de GPS, dando orientações a navegantes que se aproximam do Porto do Recife.
Além de dois civis que habitam o espaço, há um militar da Marinha, que cumpre a função de vigiar e verificar o bom funcionamento do farol 24 horas por dia. 

É muito bela a paisagem vista do topo deste equipamento e acho que todos deveriam ter esse direito, seria mais uma atração das tantas que essa bela cidade tem.
O farol poderia ser explorado como ponto turístico a partir de uma parceria com o município e a Capitania dos Portos encontrando assim uma forma de viabilizar turisticamente, criando condições de adequar o espaço para visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário